história da quiromancia

A História da Quiromancia

No imaginário popular a quiromancia, popularmente conhecida como leitura de mãos está muito associada a artes místicas dos ciganos. Porém, a história da quiromancia começa muito antes, a cerca de 5 mil anos. São encontradas diversas referências a essa arte em pergaminhos antigos em diversos locais do mundo.

Na China há relatos do uso dessa prática dentro das artes  mágicas há mais de 3 mil anos e até hoje, ela é reconhecida como parte da ciência baseada na observação e experimentação. Na índia ela era usada pelos grandes gurus como uma forma de autoconhecimento. Já no Egito, os faraós sempre que tinham assuntos sérios para resolver, consultavam seus magos para saber o futuro e o destino.

A quiromancia  veio de um passado remoto e desconhecido e ganhou grande força no ocidente por meio de Aristóteles. Sendo utilizada pelos gregos para admitir seus soldados, verificando na palma de suas mãos se eles possuíam as linhas de poder, força e de vida.

Apesar de ter sido um instrumento de grande influência e prestígio pelos antigos. Durante o século XVI, a Igreja Católica, considerou a quiromancia como bruxaria, uma das sete artes proibidas, dessa forma quem a praticasse, seria condenado a morte.

Os ciganos difundiram a prática por toda a Europa, sendo um povo muito perseguido por conta disso, no entanto a partir do século XIX, a prática se tornou sofisticada e era consultada por personalidades importantes da época, desde Napoleão Bonaparte até Thomas Edison.

Atualmente a quiromancia ainda está muito ligada aos povos ciganos, da mesma forma que ela é feita exclusivamente por mulheres. Porém, o que poucos sabem é que qualquer um pode ler mãos, não é necessário dom ou pertencer a um grupo. A grande questão por trás dessa ciência de prever o futuro e autoconhecimento é o estudo, ou seja, é necessário se dedicar, estudar e compreender os ensinamentos e técnicas da quiromancia.

Por Giu Soeiro

 

Leia também: Runas e TatuagemA Magia das ervas no Candomblé. Além de O que é Mesa Radiônica

Acompanhe  Youtube

 

Tags Related
You may also like
Comments