angustia ou ansiedade?

Angústia e Ansiedade: doenças diferentes, mesma causa

 

O que me levou a criar o curso Luz e Vida é a percepção que a maior parte das pessoas estão desconectadas de si próprias e sequer conseguem perceber as diferentes sensações que abrigam no corpo.

Muitas pessoas se dizem nervosas, quando na verdade o termo pode indicar diferentes estados emocionais. Para uns pode ser irritação, para outros raiva, para outros medo e até mesmo impaciência.

Sem ter a noção clara do que se sente, é impossível tratar a causa e, assim, resolver o problema.

Essa dificuldade em se olhar e perceber-se, por falta de prática, conhecimento ou até mesmo medo, leva as pessoas em algum momento a desenvolver doenças emocionais e até físicas.

Veja, por exemplo, o caso da angústia e da ansiedade. Ambas causam desconforto físico e até espiritual. Mas são diferentes entre si, embora a causa seja a mesma.

A angústia é um aperto no peito, cuja causa está no passado. Trata-se de uma situação que não foi bem resolvida, compreendida e que insiste em ser tratada.

A ansiedade, por outro lado, gera estresse, uma vez que coloca o corpo em estado de alerta, resultado da necessidade de controlar o futuro, um medo de que as coisas possam não acontecer como você espera.

Dois desequilíbrios que falam da mesma coisa: desajuste em relação ao tempo. Em nenhum dos casos, você, está no presente. Trabalhando naquilo que pede sua atenção no momento.

Obviamente temos uma série de exercícios, banhos e rituais para se trazer a consciência do presente. Mas é preciso, antes de mais nada, entender qual o problema. Para cada situação, uma terapia diferente.

Aprenda a se conhecer. Você não vai se arrepender.

 


Ricardo Hida é astrólogo, tarólogo e babalorixá. Autor do livro Guia para quem tem Guias – Desmistificando a Umbanda. Apresentador do programa “Encontro Astral” na rádio Vibe Mundial, 95,7 FM.

 

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *