background img
banner
jogo de chá com chaleira e açucareiro

Chás para purificar a mente e o corpo

por Barbara Teisseire

Quem nunca ouviu alguém falar “toma um chazinho que o sono chega bem rápido” que atire a primeira pedra. De fato, chás são ótimos aliados quando estamos alertas e não conseguimos descansar, mas este não é seu único benefício. Aqui, listamos alguns outros motivos pelos quais consumir esta bebida quente no cotidiano, junto de sugestões de ervas para que você consiga decidir qual se encaixa melhor na situação em que você está.

Antioxidantes
Estas ervas auxiliam no combate dos radicais livres e ajudam na prevenção de doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer, e cardíacas. Veja abaixo outros benefícios próprios de cada uma.
Erva cidreira: rica em Vitamina C, ela restaura a eficiência do sistema imunológico, te deixando menos propício às gripes e resfriados. Além disso, ela age no estômago, ajudando na digestão.
Camomila: ajuda a reduzir as contrações involuntárias dos músculos, por isso, é uma grande aliada para o alívio de cólicas. Ela também ajuda no processamento de gordura pelo fígado e diminui o inchaço corporal.
Gengibre: purifica seu sistema de toxinas com sua ação anti-inflamatória. É um poderoso ingrediente para hidratar o corpo de dentro para fora.

Diuréticos
Feitos com ervas que aumentam a produção de urina, estes chás são ideais para manter o bom funcionamento dos rins e livrar o corpo de sódio acumulado. A seguir, outros benefícios destas ervas para que você possa escolher o melhor para sua situação.
Cavalinha: combate o inchaço proveniente da retenção líquida e ajuda a reduzir a pressão arterial. Auxilia também na produção de colágeno.
Sabugueiro: ação laxativa que pode ajudar a combater prisões de ventre. Ajuda também a combater o reumatismo com suas propriedades desintoxicantes e antioxidantes.
Gergelim: menos comum entre a maioria das pessoas, o diferencial do chá de gergelim é que ele pode ser consumido com maior frequência do que os outros, sem risco de desidratação. Assim, isso o torna ideal para quem quer efeitos a longo prazo.

Calmantes
As plantas a seguir são ricas em propriedades que ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, dissipando a tensão presente no corpo. Ao final de um longo dia, são grandes aliados no combate à insônia.
Erva de São João: é um bom restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo. Ideal para quem tem agitação nervosa.
Alfazema: rica em óleos essenciais que possuem propriedades relaxantes. Pode ser usada também para aliviar dores, sob a forma de compressas e escalda-pés.
Raiz valeriana: tem ação calmante e estimula o sono. É muito indicada em casos de agitação e fobia.

Estimulantes
Ricos em cafeína, estes são os chás que despertam nosso sistema nervoso e podem substituir tranquilamente o café. Eles aceleram também o metabolismo, sendo assim ótimos aliados na perda de peso.
Chá preto: ajuda a controlar o colesterol graças às propriedades da bebida. Também ajuda na dilatação de vasos sanguíneos, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
Chá verde: reduz o envelhecimento precoce por conta de sua ação antioxidante. É também recomendado para afastar pensamentos depressivos que tenham origem biológica.
Chá mate: ajuda no controle da diabetes caso seja consumido com regularidade. Tem propriedades que auxiliam no controle do apetite e ação diurética para bom funcionamento dos rins.

Como mostrado, os chás têm benefícios para a saúde física e para a psicológica. Vivendo em um país tropical, bebidas quentes podem não ser nossa praia, mas não se preocupe com isso. Os chás citados acima podem ser consumidos quentes, mornos ou frios, da maneira que preferir.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *