Como cuidar da sua horta de acordo com a Lua

Cultivar plantas de acordo com a Lua é uma maneira de criar harmonia ao se observar e seguir ritmos cósmicos. Alguns princípios básicos devem ser levados em conta, como os de fase Crescente e Minguante. Na primeira, as plantas absorvem nutrientes e crescem acima do solo, pois a seiva se concentra nas folhas e troncos ou caules. Na segunda, esta seiva desce para as raízes e o crescimento não é visível pois acontece nas partes interna e subterrânea da planta.

Lua Nova: bom período para disseminar plantas com desenvolvimento acima da terra, principalmente se estiver em signos de Água, como Câncer, Escorpião e Peixes. O início da Lua Nova é um bom momento para fazer replantio ou mudas.

Quarto Crescente: desenvolvimento rápido de plantas, mas de pestes e doenças também, então fique atento e tome controle delas antes que o pior aconteça. Momento bom para adubar, regar e cortar para fazer crescer.

Lua Cheia: período de floração e germinação, muito bom para plantas de desenvolvimento subterrâneo forte. Plantas colhidas nesta época, como frutas, verduras e ervas, estão com sabor e aroma acentuados, mas para uso imediato.

Quarto Minguante: fase para manipulação do solo, favorável para fertilização e compostagem. O corte de grama e arbustos neste período retarda o crescimento deles. Época para colheita de frutas, verduras e ervas para consumo tardio.


Ricardo Hida é astrólogo, tarólogo e babalorixá. Autor do livro Guia para quem tem Guias – Desmistificando a Umbanda. Apresentador do programa “Encontro Astral” na rádio Vibe Mundial, 95,7 FM.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *