como montar um altar?

Como montar um altar em casa?

 

Toda casa precisa de um cantinho que sirva de refúgio para um momento de isolamento ou de conexão com as Forças Superiores. Um espaço que represente um elo com nosso anjo da guarda onde você consegue recarregar as energias e também guardar aquilo que você tem como sagrado,  desde a imagem de um santo que você ganhou de uma amiga, a vela de batizado ou um cristal que você adora.

O primeiro passo é escolher um lugar em que as pessoas estranhas à casa não vão ter fácil acesso.  Resguarde o seu altar da energia e do olhar curioso de terceiros! Conheço casais que não gostam que o altar esteja no quarto onde namoram, mas se você, assim como eu, acredita que o sexo é expressão de amor e é abençoado pelas Forças Maiores, não tem problema. Há quem coloque na cozinha ou mesmo em um corredor. Sem problemas, mas lembre-se: de jeito algum no banheiro. O importante é que seja um local limpo e onde você possa sentar e fazer suas orações e meditações.

Um altar tem de ter uma intenção. E quando você for montá-lo, escolha um domingo, de lua nova, crescente ou cheia para arrumá-lo.  Há aqueles oratórios lindos católicos, com madeira patinada,  e também os budistas, mas você pode ter simplesmente uma imagem, o seu livro sagrado, um crucifixo ou uma pedra. O importante é que tudo que esteja lá tenha um significado espiritual para você: presentes dados por pessoas queridas e que estejam limpos física e energeticamente.  Aliás o altar precisa ser limpo diariamente. Porque é a representação do seu Sagrado. Uma pessoa que não cuida do altar mostra que não respeita, como se deve, a sua fé e seus protetores. Não que eles estejam lá, mas é um portal de conexão.

As diversas tradições sempre colocam algo que represente os quatro elementos: fogo, terra, água e ar. O fogo pode ser um elemento vermelho, um castiçal com vela ( religiões como o catolicismo e a Umbanda, assim como rituais para São Miguel são ígneos, ou seja, usam fogo. A terra pode ser representada uma imagem de gesso, madeira ou ainda um cristal. A água pode estar presente em  um elemento azul ou até mesmo um  copo de água. Já o ar pode estar presente em um porta incenso.

 

“É sempre bom evitar colocar plantas secas. Da mesma maneira, se oferecer flores e frutas, atenção quando começarem a se decompor. Altar precisa simbolizar vida, luz e energia.”

 

Se você deseja ter um altar para os anjos, coloque toalhas, echarpes ou castiçais brancos e dourados. Coloque a imagem de um anjo, sempre de cor clara. Você pode também colocar alguns cristais como angelita e aqua aura. Algum elemento de prata ou ouro também é aconselhável. Opte por incenso de mirra, lavanda ou rosas.

Nunca deixe espelhos e objetos eletrônicos lá. Você perceberá que com o tempo, ele passa a vibrar. Emitir uma energia muito forte que não deve se misturar com objetos que emanem ondam e radiações.

O importante é que você se sinta representada no altar. Que seja um lugar onde você pode, quando se sentir triste, magoada, com medo ou até irritada, se sentar, fechar os olhos e voltar ao eixo.

 


Ricardo Hida é astrólogo, tarólogo e babalorixá. Autor do livro Guia para quem tem Guias – Desmistificando a Umbanda. Apresentador do programa “Encontro Astral” na rádio Vibe Mundial, 95,7 FM.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *