background img
banner
Técnicas para relaxar em situações estressantes

Como relaxar diante de situações estressantes?

por Barbara Teisseire

Vivemos em um mundo em que somos bombardeados de informações o tempo todo. Isto por um lado é muito bom, mas existem também as consequências negativas. Com a tecnologia em nossas mãos para nos comunicarmos com pessoas do planeta inteiro a qualquer momento do dia, pode ser difícil permanecer calmo no cotidiano.

A psicologia diz que a ansiedade é o mal do século e está cada vez mais presente nas vidas do ser humano urbano, independente da idade. Às vezes você pode não ser uma pessoa diagnosticada como ansiosa, mas é comum que episódios de muito estresse aconteçam durante a prática da rotina.

Sabemos que no ambiente de trabalho e com horários apertados fica difícil praticar ioga para distensionar, por isso, aqui vão algumas dicas para relaxar diante de situações estressantes no dia a dia.

Meditação:

Controlar a respiração: esta é uma forma fácil de praticar meditação. Quando se sentir muito estressado ou sobrecarregado de responsabilidades, pare o que estiver fazendo e concentre-se na sua respiração. Focando em inspirar, segurar e soltar, você reganha controle do ritmo do seu fôlego e auxilia na oxigenação do cérebro para pensar com mais objetiva, sem que os pensamentos se atropelem.

Contagem regressiva olhando para um ponto fixo: concentrar-se em uma tarefa única ajuda a enxergar as coisas com maior clareza. Além disso, dependendo da quantidade de estresse a qual você está submetido, é normal que seu olhar fique trêmulo e você retoma o controle dele ao focá-lo em um ponto fixo. A sugestão é olhar para cima, pois o teto geralmente é um local em que não se tem muitas distrações.

Escutar músicas calmas: pode ser lo-fi, white noise ou sons da natureza. Para alguns, o melhor é ouvir sons de ondas quebrando no mar, para outros, o que faz a diferença são sons de flauta ou cítara. Descubra o que funciona para você e ouça para relaxar quando for necessário. Para quem usa Spotify, eles disponibilizam diversas listas de músicas, para todos os gostos, que remetem à paz e tranquilidade.

Atividade corporal:

Relaxar os músculos: ao sermos confrontados com situações estressantes, nossos músculos ficam tensos. Esta é uma das causas da dor nas costas que sentimos ao final de um longo dia. Se possível, faça alongamentos para aliviar essas tensões. Se não houver espaço para isso, esticar os braços e pernas e andar pelo ambiente já são de grande ajuda.

Exploração corporal: em momentos de muita tensão, nós perdemos a noção do nosso corpo físico, de nossa carne. É importante lembrarmos de que somos humanos e materiais. Uma maneira excelente de fazer isso é retomando consciência do próprio corpo através de nossos sentidos. Concentre-se em algum deles (tato, visão, olfato, audição) e você começará a abstrair os outros. Ou seja, você estará focado apenas em uma coisa naquele momento e ao fazer isto você retoma a sensação de controle sobre si mesmo.

Fazer massagens: convenhamos, massagens em spa são caras e exigem tempo na agenda para fazer. Por isso, você pode se concentrar em fazer massagens mais simples e que não levam mais do que 5 minutos. Utilizando óleos essenciais ou cremes adequados para o seu tipo de pele, faça uma massagem rápida em suas mãos ou em seu rosto. Isto ajuda a reconectar com o próprio corpo e concentrar em uma só atividade é bom para clarear a mente.

Organização:

Anotar preocupações em uma folha ou caderno: visualizar o que está correndo pela sua mente facilita a organização destes pensamentos. Ao anotar as suas tarefas ou preocupações, você consegue ordenar o que é prioridade e o que está fora do seu alcance. Este simples ato já ajuda a aliviar a tensão do seu psicológico.

Escrever coisas boas e realizações do dia ou da semana: a ansiedade vem carregada de pensamentos negativos e quase paranoicos. Uma das maneiras de fazer com que eles se dissipem é rememorar as coisas boas já realizadas ao longo da semana, por menores que elas sejam. Pode ser tanto comer o seu prato preferido no almoço de terça quanto finalmente comprar a viagem dos seus sonhos, isto fica a seu critério de acordo com o que te faz bem.

Além de todas estas dicas do que fazer em situações pontuais de muita ansiedade ou estresse, é importante manter uma dieta balanceada e rica em Vitamina C e Selênio, que você encontra em castanhas e laranja. Além disso, evite excesso de alimentos com alto nível de açúcar e cafeína, como chocolate, pois são energéticos e estimulam a rapidez em sua atividade cerebral.

Para quem tem interesse em meditação guiada, existem aplicativos muito bons para começar a praticar, como o Headspace, o Zen, o Calm e o Simple Habit.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *