background img
banner

Conheça o método havaiano de auto-cura

Por Mateus Borge

Você já imaginou que nossa mente pode ser purificada através de quatro frases? Nossas memórias tem um papel muito importante para nossas vidas. As experiências que vivemos e seus aprendizados são partes constantes de um crescimento espiritual. Nosso cérebro armazena todo o tipo de experiência, boa ou ruim. Essas vivências armazenadas nos fazem agir da forma que agimos, com os sentimentos que temos e as palavras que usamos.

Experiências negativas podem gerar mágoas, rancores e pré-conceitos. E, a partir da consciência que nossas ações são baseadas em nossas próprias memórias, um método havaiano foi criado com o intuito de purificar essas memórias: o Ho’oponopono (roponopono).

Essa terapia, em havaiano, significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Esse erro seriam as memórias dolorosas que permitem que ciclos viciosos se mantenham. A técnica surgiu no Havaí pelos sacerdotes antigos que praticavam a purificação, e foi se perdendo pelos anos. A partir de pesquisas que o médico Ihaleakala Hew Len vivenciou em um hospital psiquiátrico, a técnica ressurgiu.

Ao analisar as fichas dos pacientes, o dr. Hew Len praticava o mantra sem nem ao menos conversar com eles. De forma resumida, ao mudar o seu estado de espírito, os pacientes presentes também alteraram os deles, causando um efeito borboleta positivo. Ao final de três anos o nosocômio foi encerrado por não haver mais pacientes.

Mas, como funciona essa técnica?

Pode parecer impossível alterar o estado de todo o planeta através das nossas ações, mas o método havaiano criado pelos antigos e praticado pelo dr. Len acredita que todos nós compartilhamos a mesma realidade e que a forma como experimentamos que é individual. Sendo assim, se alterarmos a nossa experiência com a realidade, então ela se modifica, tanto aos nossos olhos como para os outros.

Nós somos responsáveis por tudo o que sentimos e pensamos, então se compartilhamos um pensamento negativo sobre algo com o mundo, esse pensamento se multiplica tornando esse pensamento que, a princípio, é apenas seu em uma realidade para todas as outras pessoas.

Por isso, o objetivo do Ho’oponopono é purificar essas memórias e pensamentos, buscando o perdão, muito além do outro, mas o nosso próprio.

Ao identificar uma memória ruim, trauma, pensamento negativo ou preconceito é recomendável que utilize as quatro frases chave do Ho’oponopono.

Sinto muito.

Me perdoe.

Eu te amo.

Sou grato.

Realizando esse mantra, quantas vezes achar necessário, o indivíduo passa por um processo de purificação de memórias através do próprio perdão. Ao realizar a técnica, nas primeiras vezes o praticante pode sentir vontade de bocejar ou suspirar, além de sentir a mente mais relaxada.

Com isso, o método prevê relacionamentos mais saudáveis, a partir do ponto que não terá mais julgamentos baseados em relações anteriores.

Precisa seguir alguma religião?

O Ho’oponopono é uma forma de meditação que não precisa estar em local silencioso ou posição específica, não é necessário ser religioso ou acreditar em qualquer divindade. É um aperfeiçoamento interno, objetivando a melhora no exterior.

Apesar de existir uma “oração original”, que cita um divino criador, não é necessário seguir a prece ou acreditar em seu conteúdo.

Aqui estão alguns links para te inspirar:

Ho’oponopono para curar seus relacionamentos: https://www.youtube.com/watch?v=n9K6v5j6LU0

Oração original: https://www.youtube.com/watch?v=n9K6v5j6LU0

O aplicativo de meditação Zen possui uma área para o Ho’oponopono e está disponível nas lojas da Apple e Play Store,

Sugestão de leitura:

Limite Zero – Joe Vitalle e dr. Hew Len

O Grande Livro do Ho’oponopono – Jean Graciet, Dr. Luc Bodin e Nathalie Bodin

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *