cuidado generalizações

Cuidado com as generalizações. Você pode ser a próxima vítima

“Paulistas são assim mesmo.
Só podia ser mulher.
Isso é coisa de gay.
Evangélicos são ignorantes.
Direitistas são egoístas.
Esquerdistas são preguiçosos.

E por aí vai…”

Atire a primeira pedra quem na vida não generalizou e atacou um grupo inteiro por conta de fake news ou pelo comportamento de alguns indivíduos, ao menos uma vez na vida.

A maturidade nos obriga a um olhar mais detalhado sobre as pessoas e a vida.

É um erro brutal com graves consequências atribuir um defeito ou uma qualidade a todo um grupo, ainda que certas ideias e comportamentos possam ser observados na maioria. Até porque maioria NÃO é totalidade.

Generalizar é o primeiro passo do preconceito. Um sintoma de preguiça de pensar. Ou má fé mesmo. Às vezes lemos em algum lugar uma estória, na maioria das vezes fora do contexto, sobre um grupo e a tomamos como verdade. Quando conversamos ou convivemos com uma pessoa do coletivo que criticávamos percebemos que as situações são bem diferentes.

Pessoas devem ser observadas e-eventualmente-julgadas pelas suas próprias ideias, escolhas e atitudes. Nunca por conta de nacionalidade, gênero, etnia, idade, orientação sexual ou família de origem.

Generalizar é uma operação intelectual em que você universaliza um caso particular. E se em certos momentos isso é importante, nas relações humanas se mostra uma Ca-tás-tro-fe.

O passaporte brasileiro, antes dos mais desejados do mundo, hoje está em baixa. Não faltam insultos a nós no mundo. E, veja, a maior parte de nós age de forma correta e não temos responsabilidade sobre o drama que vivemos.

Você pode ter perdido chances, sido vítima de injustiças simplesmente porque pertence a um grupo estigmatizado. Todo grupo pode ser estigmatizado.

Hora de repensar atitudes. Em uma era de responsabilidades e liberdades individuais, é preciso olhar indivíduos e não grupos, para não se cometer injustiças. Até porque pau que bate em Chico, bate em Francisco.

 

Gostou?  Leia também 6 Plantas que trazem energias positivas  e Ritual simples para cortar energias negativas. 

 

 

Tags Related
You may also like
Comments