Dica de Livro: Umbanda de Barracão

0

Diz a sabedoria dos pretos velhos: fundamento é que nem panela, cada casa tem a sua. A Umbanda, ao contrário do kardecismo, não possui uma codificação. Ela é estruturada em 5 princípios (crença em um Deus único, mediunidade, caridade, crença nos orixás e Natureza como livro sagrado) e contém influências do catolicismo, kardecismo, candomblé e xamanismo indígena. A liturgia e a ritualística de cada centro é determinada pelos guias que dirigem a casa e a vivência do dirigente.
Assim é possível encontrar várias linhas de Umbanda: esotérica, mesa branca, omolocô, trançada, sagrada, guaracyana entre tantas outras.
O livro do pai Alexandre Falasco foi a obra encontrada que traduz com maior precisão a nossa visão da religião. Talvez porque ele tenha sido iniciado no Templo Flecha Ligeira onde Mãe Taeko de Ogum, que é tia do nosso babalorixá e uma das fundadoras do CELV, tenha sido a primeira ialorixá.
A obra explica com clareza a diferença entre Umbanda e Candomblé, as linhas de trabalho, uso de ervas, velas.

Share.

About Author

O portal dos espiritualistas tem como missão abraçar todas as vertentes ligadas a fé, e espalhar de forma positiva o conhecimento espiritual. Aqui você encontrará uma gama de assuntos das mais diversas culturas e religiões, abrindo a sua mente para a iluminação e conhecimento.

Deixe seu comentário