background img
banner
Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Guia de Aparecida do Norte

por Barbara Teisseire

A 170km da cidade de São Paulo, no Vale do Paraíba, a cidade de Aparecida do Norte é totalmente voltada para o turismo religioso. Por lá são encontradas atrações para os devotos católicos, mas também toda uma infraestrutura para os romeiros e peregrinos. Apesar de a cidade ter foco na religião católica, praticantes de outras religiões, e também não-praticantes, podem visitar o local e admirar o que ele tem a oferecer. É possível chegar na cidade de carro, de ônibus ou com grupo de excursão. O tempo de trajeto varia entre 2h30 e 4hs saindo de São Paulo, dependendo do trânsito.

O que visitar em Aparecida?

Basílica Nova

Inicialmente inaugurada em 1980, a Basílica Nova passou por uma reforma em 2017. Ela conta agora com 52 painéis de mosaico com o tema “A árvore da vida” envolta por pássaros típicos da fauna brasileira. A cúpula ainda tem um mirante aberto para visitação pública, para chegar lá você passará por uma área com lindos vitrais de pastilhas de porcelana banhadas em ouro, que proporcionam uma visão magnífica para todos que por ali passam. É também ali no Santuário que está a figura original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em

Igreja Matriz

A Igreja foi construída em 1975, seguindo o estilo dominante da época, a arte Barroca. Para acessar a Igreja Matriz, você pode optar por atravessar a Passarela da Fé que liga a Basílica Velha à Nova. Ela tem mais de 350 metros e é em forma de S, em homenagem à santa padroeira da cidade. Apesar de parecer um longo caminho a ser percorrido, os 15 minutos de caminhada passam rápido quando se tem a bela visão a cidade ao lado.

Bondinho

O passeio de teleférico sobrevoando a cidade é um dos mais queridos por aqueles que visitam o lugar. Nesta atração, que dura por volta de 7 minutos, você consegue observar o Santuário inteiro visto de cima, além de uma vista privilegiada da cidade e seus pontos turísticos.

Sala das Promessas

No subsolo do Santuário, você encontra uma espaçosa sala com exposição de diversos objetos que inicialmente desconexos. Ao observar melhor, você compreende que todos os objetos ali foram levados por devotos e peregrinos para cumprir ou selar promessas feitas para a padroeira. É interessante ver as diversas histórias de cada objeto para entender como ele chegou ali.

Morro do Presépio

Existe uma instalação permanente de um presépio atrás do Santuário. Ela contém estátuas de gesso em tamanho real, tanto as de humanos, quanto as de animais. Ali são representadas várias passagens bíblicas e da história de Nossa Senhora Aparecida, subindo pelo morro. Conforme você sobe para apreciar os cenários, você tem cada vez mais uma vista espetacular da cidade.

Memorial da Devoção

Inaugurado em 2016, o local conta com um museu de cera com mais de 60 esculturas em 20 cenários, todas muito realistas. Além disso, a atração ainda une arte com efeitos multimídia para proporcionar uma experiência sensorial para o visitante enquanto este visita a história da padroeira, desde o momento em que foi encontrada, até a construção da basílica em sua homenagem.

Além destas, a cidade tem muitas outras atrações e museus para visitar e conta com uma praça de alimentação com opções diversificadas para todos os gostos e dietas.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *