background img
banner
chacras

Guia rápido de chacras

por Barbara Teisseire

A palavra “chacra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”. Segundo filosofias de matrizes hinduístas e budistas, os chacras são centros de energia que regem nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual. São ao todo 7 chacras posicionados em uma linha vertical partindo da última vértebra e seguindo até o topo do nosso crânio. Cada um deles representa uma parte de nossa vida e tem uma cor própria seguindo as cores do arco-íris.

Primeiro Chacra

Chacra básico ou Muladhara. Fica localizado na região do períneo e é o único que está em relação com o solo. De cor vermelha, é o ponto enérgico que rege as nossas necessidades primitivas e o que é essencial para a sobrevivência. Em sânscrito, “muladhara” significa “raiz de suporte”.

Segundo Chacra

Chacra umbilical ou Swadhistana. Fica localizado na região do baixo ventre e é representado pela cor laranja. Este ponto simboliza nossos desejos, sentimentos, emoções e cuidados. É onde está nosso ímpeto sexual e de carinho. Em sânscrito, “swadhistana” significa “fundamento de si próprio”.

Terceiro Chacra

Chacra plexo solar ou Manipura. Localizado pouco acima do umbigo, ele é representado pela cor amarela. Ali é regido o nosso ego e nossa relação com desejos e vontades. Em sânscrito, “manipura” significa “cidade das joias”.

Quarto Chacra

Chacra cardíaco ou Anahata. Fica na região do coração e é simbolizado pelas cores verde e rosa. É o centro enérgico que rege nossos sentimentos e nossa sabedoria em relações emocionais, muitas vezes ligado ao altruísmo. Em sânscrito, “anahata” significa “inviolado” e “invicto”.

Quinto Chacra

Chacra laríngeo ou Visuddha. Na região da laringe, ou garganta, é representado pela cor azul clara. É o ponto que comanda nossa capacidade de nos comunicar, nos expressar e articular ideias. Em sânscrito, “visuddha” significa “o purificador”.

Sexto Chacra

Chacra frontal ou Ajña. Este fica localizado na região da testa, entre as sobrancelhas, e sua cor é azul índigo. Chamado de “terceiro olho” na tradição hinduísta, este é o ponto que rege a concentração, a intuição e enxerga além do material. Em sânscrito, “ajña” significa “o centro de comando”.

Sétimo Chacra

Chacra coronário ou Sahasrara. Localizado na região central do topo da cabeça, ele é representado pelas cores lilás e dourado. Este é o ponto de energia espiritual e conexão com o universo. Em sânscrito, “sahasrara” significa “o lótus das mil pétalas”.

É possível perceber quando algum deles está em desequilíbrio ao observar sua saúde física e psicológica. Se estiver sentindo algum mal-estar físico, identifique a origem dele e saberá qual chacra está desalinhado. Se o incômodo for psíquico, é necessário identificar em qual âmbito de sua vida que ele está agindo e assim relacionar com o centro enérgico. Cada chacra tem uma pedra correspondente com sua própria cor e um mantra específico. Na ocasião de meditações, é importante se concentrar na parte do corpo em que está localizado o chacra que pretende reequilibrar enquanto profere o mantra dele.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *