background img
banner
espiritualidade natureza

Matas e Espiritualidade

As tradições mais antigas acreditavam na ideia de Unidade: para os sábios, Deus não estava distante dos homens mas era, ele próprio, o Todo. Para tornar a explicação mais simples, imagine o Criador como um corpo e cada ser do Universo uma pequena célula. Todos interligados e se complementando. Daí a sabedoria de que fazer mal para o próximo significa desorganizar o sistema da mesma maneira que uma célula cancerígena pode adoecer o organismo. Se uma mão, cortar a outra, as atividades do corpo ficam comprometidas.

Muitas das religiões equivocadamente colocaram homens e mulheres como o seres mais importantes da Criação e plantas e animais como vidas que deveriam servi-los.  Avatares passaram pelo planeta trazendo mensagem de luz e todos lembrando que todos os seres são expressões divinas. Obviamente cadeia alimentar existe e da mesma maneira que um leão se alimenta de uma zebra, peixes, insetos, bactérias e vírus também se alimentam dos humanos e restos de seus corpos.

O homo sapiens sapiens, no entanto, não só é cruel com seu semelhante, matando sem a necessidade de se alimentar, mas também maltrata e destrói outras vidas não por subsistência, mas por prazer ou ganância.

Não estamos contestando o progresso e tampouco o bem viver, mas há, a pretexto do desenvolvimento da civilização, um enorme desrespeito com a Natureza, e portanto, conosco próprios, já que somos parte dela.

O resultado está no adoecimento das pessoas: físico, espiritual e emocional.  Muitos podem julgar a ideia de ecossistema ou de Unidade uma “viagem” esotérica ou hippie. Só que não fugirão dos resultados, como já se pode observar.

Urano em Touro propõe uma nova relação com a Terra. Isso já se vê no aumento da preocupação com a sustentabilidade e com a nova alimentação. Come-se muito e mal. Desperdiça-se mais ainda.  E a falta de consciência está cobrando um preço caro.

Quase ninguém hoje tem o amor e a luz de  São Francisco de Assis . Nem se exige tal grandeza, mas é possível ter o mínimo de empatia para com as outras vidas.  Quem tem um animal em casa ou cuida de plantas percebe a presença de Deus neles. É hora de repensar consumo e a relação com o meio ambiente. A hora já chegou. Segundo cientistas diversos, se o padrão do consumo se mantiver como está hoje não haverá recursos naturais suficientes para assegurar a sobrevivência da civilização em 30 anos.

Há quem diga que o desenvolvimento tecnológico achará uma solução. É possível, mas você quer pagar para ver?

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *