Conheça a Rota das Emoções

Nordeste: Um roteiro de emoções

Fábio Pastorello apresenta um Nordeste diferente

Região onde os portugueses iniciaram a colonização, o Nordeste é um dos lugares mais fascinantes do Brasil e recebe milhões de turistas todos os anos para admirar suas belezas e história. Dessa forma, um acordo entre o Sebrae e o Ministério do Turismo criou a possibilidade de as pessoas conhecerem, as praias,  as dunas,  a cultura local e  a natureza dessa região tão rica em apenas uma viagem, a “ Rota das Emoções”, destino que reúne Piauí, Ceará e Maranhão e seus principais pontos turísticos, os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Tudo isso e mais um pouco, foi o que levou o criador de conteúdo, Fabio Pastorello, a visitar o local e ter uma das melhores experiências da sua vida.

Qual foi o motivo que te levou a Rota das Emoções?

Sempre fui fascinado por organizar roteiros de viagem, nesse sentido,  fiquei particularmente encantado com essa Rota, antes mesmo dela ganhar esse nome por iniciativa do Sebrae. Foi muito legal ter acompanhado a evolução e a junção de todas as partes e pessoas envolvidas nesse roteiro.

O que você trouxe de aprendizado com esse destino?

Em primeiro lugar, foi uma jornada de encontro para alguns dos lugares mais impressionantes do Brasil. Estar diante de lugares tão grandiosos permite, curiosamente, momentos intimistas e de muita conexão com nossa essência. Em suma, quanto mais avançamos por paisagens intocadas pelo homem, mais consigo me conectar comigo mesmo.

Cite três motivos pelos quais as pessoas devem conhecer?

A Rota das Emoções reúne paisagens únicas, que você não encontra em outros lugares do mundo. Além de ser um destino perfeito para quem gosta de ecoturismo, oferecendo uma boa infraestrutura de serviços, e ao mesmo tempo permitir que você alcance com facilidade lugares intocados pelo homem. E finalmente, a própria beleza dos lugares, é realmente de tirar o fôlego.

O que você destaca como mais inspirador na “Rota das Emoções”?

Essa relação de respeito pela natureza é realmente inspiradora.

A Viagem foi o que você esperava?

Foi sempre surpreendente. Apesar de ter feito a rota algumas vezes, sempre faço novas descobertas. É muito legal conhecer pessoas que estão se beneficiando do turismo, em pequenas cidades e vilarejos que ficam no trajeto entre as atrações mais conhecidas do roteiro.  Na última viagem, por exemplo, conhecemos a cidade de Tutóia, no Maranhão, a beleza dos Lençóis Piauienses e ainda revisitamos a cidade de Camocim, no Ceará (que eu tinha conhecido em 1995 para só conseguir retornar agora em 2019). Isso me motivou a procurar conhecer mais lugares pequenos e desconhecidos, além dos famosos destinos turísticos.

Qual local da “Rota das Emoções”  é imprescindível para as pessoas visitarem?

Sem sombra de dúvidas, as lagoas dos Lençóis Maranhenses são o ponto alto do roteiro. Para conhecê-las no auge da beleza, o ideal é visitar a região nos meses de junho a setembro, quando as lagoas estão cheias por causa das chuvas. Porém de acordo com as chuvas, é possível visitar a região em vários outros meses do ano. Nesse sentido, acima de tudo,  recomendamos muito ficar hospedado em Atins ou em Santo Amaro do Maranhão, que são lugares mais próximos da natureza e ainda não prejudicados pelo turismo de massa.

Voltaria? O que gostaria de conhecer?

Para resumir,  é aquele destino que dá vontade de revisitar sempre. Como a região muda muito de acordo com a época do ano, viajar em outros meses seria a possibilidade de “conhecer” novamente.

Mais dicas

Se você curtiu essa viagem, há outros roteiros para autoconhecimento, como por exemplo, São Tomé das Letras. Veja também a sugestão de roteiro para cada signo.

Sobre Fábio Pastorello

Criador de conteúdo do Viagens Cinematográficas, começou a registrar aprendizados, emoções e experiências que vivia através fotografias, textos e vídeos  com objetivo de inspirar futuros viajantes. Seus relatos podem ser vistos através do Instagram @viagenscine.

Autor: Giu Soeiro

Confira algumas fotos da viagem 

Tags Related
You may also like
Comments