O livre arbítrio é total?

0

Desde pequenos ouvimos falar de livre arbítrio. Trata-se de um conceito filosófico que nos fala do poder que temos em fazer escolhas que construirão nosso futuro.

Tão antigo quanto o conceito, é também a discussão de pensadores sobre os limites dessa capacidade. Há correntes que dizem ser o livre arbítrio ilimitado, outros , fatalistas, já dizem que tudo é cumprimento de um destino traçado pelas moiras ou outras divindades.

A espiritualidade independente nos diz, através de reflexões lógicas, que o livre arbítrio nunca foi e nunca será pleno. Não decidimos existir, não temos poder de deter as transformações pelas quais nossos corpos e realidades passam. Tampouco conseguimos agir sobre a eternidade da matéria, ou ainda, sobre o destino de outros. Menos ainda conseguimos enganar a lei do retorno.

A ansiedade pela qual a humanidade passa há tanto tempo tem relação íntima com o livre arbítrio. Diante de questões sobre as quais não temos controle, podemos escolher como nos portar. A astrologia é uma ciência que lida bem com a inevitabilidade de mudanças e a  sabedoria de com elas lidar. O movimento dos astros irá influenciar nossos destinos, mas o tamanho da influência ou como ela se manifestará depende também de nossa consciência e ações.

Podemos escolher com quem nos relacionar, inclusive mudando padrões de pensamentos e frequência energética que atraem certas pessoas em nossas vidas. Podemos aproveitar nossos talentos ou simplesmente ignorá-los até o momento em que as Forças Universais criarão circunstâncias para que eles possam se manifestar. Sim, a evolução é uma lei sobre a qual não temos nenhum controle.

Temos livre arbítrio de pensar positivamente e facilitar a abertura de caminhos, associada a trabalho, claro, ou nos manter pessimistas e fechados, inclusive, às inspirações de mentores e anjos guardiões.

Podemos cumprir nosso destino fluindo com a própria vida ou podemos tentar remar contra a correnteza, gerando tensões, desgastes, decepções e dor.

Digo isso porque estamos às vésperas de eleições. Temos o livre arbítrio de escolher pessoas que vibrem na nossa frequência e defendem nossos valores. Podemos também aceitar a derrota de nossos candidatos e votar como a maioria das pessoas, ainda ignorante das verdades da Vida, pensam. A diferença é que cada um atrairá para sua vida os valores nos quais acredita. Há aqueles que creem na violência, que de algum modo se fará presente em suas vidas. Outros acreditam que a corrupção é normal. São pessoas que perdem oportunidades já que determinam em suas vidas que tirar direitos dos outros é aceitável. Há ainda aqueles que querem impor suas crenças aos outros. Serão responsáveis por atrair autoritarismo em suas vidas.

A vida, assim como a democracia, é feita de escolhas. O livre arbítrio é uma ferramenta das leis espirituais que nos ensina, através da ação e reação, a decidir de forma mais lúcida e iluminada. Vamos errar, pagar o preço dos erros até acertar. Mesmo que demore uma eternidade. Não temos escolha.

Serviço:

CELV – Centro Espiritualista Luz e Vida

Giras abertas ao público:

Domingos: 10h00 às 12h00

Endereço: Estrada Baltazar Manoel, 745, Potuverá, Itapecerica da Serra – SP

Share.

About Author

O portal dos espiritualistas tem como missão abraçar todas as vertentes ligadas a fé, e espalhar de forma positiva o conhecimento espiritual. Aqui você encontrará uma gama de assuntos das mais diversas culturas e religiões, abrindo a sua mente para a iluminação e conhecimento.

Deixe seu comentário