background img
banner
óleos para meditação e espiritualidade

Os benefícios dos aromas na meditação

por Barbara Teisseire

Há séculos que as plantas são usadas por suas propriedades medicinais. O que conhecemos hoje como homeopatia não limita o uso terapêutico de plantas, flores e ervas. Além de chás e compostos, elas são benéficas também por seus aromas e a maneira como eles agem no corpo e na mente.

Na meditação, estes aromas são utilizados principalmente sob a forma de incensos e óleos essenciais. O incenso é queimado e o óleo pode ser usado de diversas maneiras, como dentro de um talismã carregado no pescoço e gotas pingadas em alguma parte do corpo.

Certos aromas têm um significado mais específico a ele atribuído, mas você tem a liberdade de meditar utilizando o elemento que desejar, o importante é manter o foco no seu objetivo espiritual e mentalizá-lo durante a meditação.

Veja abaixo que aroma utilizar para cada necessidade.

Conexão espiritual:

Olíbano – revela um despertar espiritual e uma orientação do caminho a ser seguido. Indicado para quem está começando sua busca de equilíbrio.

Mirra – auxílio na busca por uma maior conexão com sua religiosidade. Muito usada em rituais religiosos, interessante para quem quer fortalecer suas crenças.

Abeto branco – promove proteção espiritual e auxilia na cura geracional. Ideal para quem quer resolver assuntos familiares e ancestrais que não foram finalizados.

Sálvia esclereia – incentiva o aumento do ânimo, alivia o estresse e promove o desprendimento do material em relação ao espiritual. Indicado para quem tem rotinas que demandam muito de si e buscam por mais paz interior.

Sociabilidade:

Limão, gengibre e alecrim – têm efeitos calmantes que diminuem a ansiedade e ajudam a focar a atenção no momento presente. Indicado para quem está se sentindo sobrecarregado com as responsabilidades e em busca de maior organização de seu tempo.

Cedro – fortalece os laços sociais de amizades e familiares, traz alegria e leveza aos relacionamentos. Interessante para aqueles que estão em desacerto com seus círculos.

Jasmim – promove auxílio na união e harmonização de opostos, ajuda a promover o todo. Ideal para ser usado em situações em que o trabalho em equipe é necessário.

Confiança:

Neroli – incentiva a autoconfiança e auxilia na busca pela aceitação de si. Ideal para quem está se sentindo insatisfeito consigo mesmo.

Sândalo – auxilia na abertura de canais de cura, promove confiança e liberdade. Indicado para quem se sente preso e pequeno frente aos outros.

Concentração:

Breu branco – abre as portas da memória e auxilia na concentração. Ideal para aqueles que têm dificuldades em terminar as tarefas já começadas.

Hortelã-pimenta – amplia a respiração e promove relaxamento da musculatura corporal. Indicado para quem está iniciando na meditação e tem dificuldades de respirar da maneira correta.

Vetiver – incentiva uma maior capacidade de se centrar no presente e enfrentar os desafios do cotidiano. Interessante para aqueles que se preocupam excessivamente com o futuro e não focam no momento que estão vivendo.

 

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *