doze trabalhos hércules

A Grécia mitológica de Hércules

 

Hércules, semideus, filho da mortal , Alcmena, com deus mais poderoso do Olimpo, Zeus, herdou as habilidades do pai, e acabou sendo um dos heróis mais conhecidos da mitologia grega. Hera, esposa de Zeus, nunca perdoou a traição do marido, e sentia um ódio mortal pelo garoto. Incumbiu-se desde o  seu nascimento, a tarefa de transformar a vida dele um caos. Depois de inúmeras tentativas falhas de tentar matar Hércules, a deusa então, provocou-lhe uma insanidade tão grande, fazendo com que assassinasse sua esposa e filhos. Vagando pela Grécia, em busca de remissão, encontrou o Oráculo de Delfos, que lhe conferiu doze trabalhos, improváveis de serem concluídos e apenas após o término das tarefas, Hércules seria perdoado. Confira onde o semideus grego esteve para executar os doze trabalhos:

1° Nemeia, Península do Peloponeso- Grécia

Localizada na Grécia, ao sul da península do Peloponeso. Nemeia teria sido o local em que Hércules, estrangula o Leão que aterrorizava a região e completa sua primeira tarefa. Atualmente, a região é  um sítio arqueológico, e a nova cidade de Nemeia, fica há alguns quilômetros dele. Possui vários pontos turísticos e suas vinícolas são famosas no mundo inteiro.

2° Lerna, Península do Peloponeso – Grécia

Situado na Argólida , ao leste da península do Peloponeso na Grécia. Foi nessa região que o semideus, com a ajuda de seu sobrinho, cortou e cauterizou as noves cabeças da Hidra, uma das criaturas mais temidas da mitologia. Hoje , a cidade não existe mais, seu nome é Argólida , e é um dos grandes centros turístico da Grécia, com inúmeros sítios arqueológicos, uma culinária especial e beleza natural que mistura o passado com o presente.

3° Lago Estínfalo, Arcádia, Região do Peloponeso – Grécia

Localizado entre a Arcádia e a Argólida. O lago, segundo a mitologia, abrigava aves gigantesca com asas de metal que devoraram os moradores do lugar. Hércules utilizou flechas envenenadas com o sangue da Hidra para acabar com as criaturas e finalizar mais um trabalho. O lago existe até hoje, sendo uma extensa área cercada de vegetação, que serve de refúgio para incontáveis espécies de pequenos animais.

4° Monte Erimanto, Arcádia, Península do Peloponeso – Grécia

Fixado na Aqueia,  região da Arcádia . O monte foi o cenário que Hércules, capturou vivo, o terrível Javali que destruía as vilas da região e o entregou ao rei Eristeu. No presente, o Monte Erimanto, possui 2224 metros, é a quarta maior montanha do Peloponeso, ao redor do local existem muitas vilas residenciais e pode ser visitado por turistas.

5° Monte Cerineu, Arcádia, Península do Peloponeso – Grécia

No Monte Cerineu,  ficava o templo de Ártemis (deusa da caça), localizado na Arcádia, perto de Erimanto,  foi palco da captura da corça de Cerineia, um animal lendário de chifres de ouro e pés de bronze e extremamente veloz. Segundo a mitologia, Hércules perseguiu a corça durante quase um ano, e só conseguiu capturá-la, pois ficou presa tentando atravessar um rio. Hoje, o local não existe mais.

6° Elis, Península do Peloponeso – Grécia

Região no noroeste do Peloponeso, foi onde, o rei Eristeu, mandou Hércules limpar em um dia, os estábulos de Augias, um rei na região de Élis e um dos argonautas, que tinha rebanhos muito grandes e não higienizava o local, há anos. O herói, então, ao invés de utilizar as mãos, desviou dois rios para limpar o local, finalizando sua sexta tarefa com excelência.  Hoje, chamada de Élida, em homenagem á Elis, é um dos destinos mais famosos da Grécia, por ser na história, a cidade-estado que abrigava, Olimpia, cidade que originou os Jogos Olímpicos. Você pode visitar os sítios arqueológicos, os templos e museus espalhados por todo o território, além de experimentar a gastronomia.

7° Creta, Mar Egeu- Grécia

A ilha de Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia, faz divisa com a África, Ásia Ocidental e Europa. Decerto Creta coleciona diversas histórias do mundo antigo e foi aqui que nosso semideus grego, dominou o Touro de Creta, criado por Poseidon (deus dos mares) que após ter sido enganado pelo Rei Minos,  influenciou o animal a devastar as plantações e causar pânico na população. De fato Creta, se mantém firme até hoje, e é o equilíbrio entre o mundo antigo e a moderno, lá é possível visitar museus, ir a festas, experimentar a gastronomia e definitivamente ter contato com o povo e a história grega.

8° Trácia, antiga Macedônia – Turquia, Bulgária e Grécia

Localizada no sudeste europeu, na antiga região da Macedônia. Havia na Trácia, um rei chamado Diomédes, que alimentava seus cavalos com carne humana, então Hércules tinha como mais uma tarefa aprisionar os animais e levá-los ao rei Eristeu. Usando sua força, o filho de Zeus, os derrota e os alimenta com a carne de seu próprio dono. Atualmente, situada entre Turquia , Bulgária e Grécia, é dividida entre a parte ocidental e oriental. Em qualquer umas delas é possível aproveitar de belezas naturais como praias e montanhas, bem como uma gastronomia única devidos à influência de diversos povos. Além de desfrutar uma arquitetura de tirar o fôlego.

9° Ponto, região da Frígia – Turquia

Próximo ao Mar Negro, era o local em que viviam as Amazonas, um grupo de mulheres, que cultuavam Ares (deus da guerra), e eram guerreiras habilidosas. De acordo com a história, aqui que Hércules matou Hipólita, a rainha das Amazonas e pegou seu cinto, um objeto mágico e poderoso, dado à amazona pelo próprio deus da guerra. Afinal, não se sabe exatamente, onde ficava, porém o mar negro, é um dos destinos mais luxuosos da Turquia. Além de praias para paradisíacas, possui fortalezas históricas e museus.

10° Ilha de Erítia, Oceano Atlântico – Sul da Espanha

A lendária ilha de Erítia, provavelmente em Cádiz, no sul da Espanha (sendo uma especulação o local),  era considerada o fim do mundo para os antigos gregos e romanos. Contudo, foi aqui, como décimo trabalho, que Hércules capturou  o rebanho de Gerion, um gigante de três cabeças e o derrotou.  Foi o semideus, de acordo com o mito, durante seu retorno a Grécia, que separou a África e a Europa, com um golpe de espada. Hoje, uma das cidades mais antigas da Europa, Cádiz, é conhecida por seus frutos de mar e beleza naturais.

11° Cordilheira do Atlas – Norte da África

Outra especulação é o Jardim das Heripérides.  Logo depois de Hércules receber a tarefa de recolher as maçãs de ouro que estavam no Jardim de Hera ( deusa da fertilidade), o seu maior desafio era encontrar a sua localização. Nesse ínterim, viajou pela Europa, Ásia e por fim, chegou ao Monte Atlas, no norte da África.

Atlas, era o titã que carregava o mundo nas costas, em troca de pegar as maçãs,  Hércules segurou o peso do mundo para o titã. Atualmente, conhecida como Cordilheira do Atlas,  percorre o Marrocos até a Tunísia. Como resultado, o local é um paraíso exótico, que muitos turistas vão para fugir da cidade grande e conhecer a cordilheira e seus pontos turísticos.

12° Península do Peloponeso – Grécia

Antes de mais nada, o local de sua última tarefa, não foi no mundo físico, mas no submundo, que segundo os relatos, sua entrada ficava ao sul da península do Peloponeso. Sendo assim, Hércules teve que prender Cérbero, o cão de três cabeças de Hades ( deus do submundo), que protegia a entrada do inferno. Atualmente, o sul do Peloponeso, é uma região com diversas praias e sítios arqueológicos.

Leia Mais

Saiba mais sobre a Grécia.  Você pode gostar de ler sobre Jainismo. Além de  Onde São Miguel apareceu para os homens.

 

por Giu Soeiro

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *