Receitas Veganas

Receitas veganas simples e saborosas

 

As promessas feitas em virtude da virada de ano estão sendo colocadas em atividade. Muitas pessoas estão iniciando uma transição para o vegetarianismo, veganismo ou mesmo na redução do consumo de carne. Seja como for,  não é uma tarefa tão fácil, porém, com orientação é possível alcançar os objetivos e realizar receitas veganas deliciosas.

“O veganismo é uma filosofia de vida – na qual se acredita que nenhum animal precisa morrer para nos alimentarmos” diz a jornalista e editora de culinária vegana, Katia Cardoso.  Vegana há mais de 6 anos, pesquisou diversas opções de receitas sem carne e por conseguinte as reuniu em uma coleção de 4 livros. “Percebi haver espaço no mercado para mais conteúdos com receitas fáceis de fazer, saborosas e com ingredientes acessíveis ao bolso e à mesa do brasileiro”.

No verão é comum a iniciação de dietas, no entanto, os cuidados com alimentação devem ocorrer durante todo o ano. “É bom sempre contar com a orientação de um nutrólogo e/ou nutricionista, que vão ajudar a montar um cardápio variado e equilibrado. Hoje, já existem profissionais veganos ou vegetarianos que compreendem as nossas escolhas.”

A dica para essa época é consumir alimentos leves, como folhas verdes, legumes e principalmente leguminosas.  “Elas fornecem as proteínas vegetais que o nosso corpo precisa e são essenciais na alimentação vegana.”

 

Confira 2 receitas veganas saborosas e fáceis de preparar:

Bolinho assado de grão-de-bico

Tempo de preparo: 45 minutos    Rende: 14 unidades

Bolinho

1½ xícara de grão-de-bico demolhado e cozido

1 cebola roxa pequena picada, 1 dente de alho, 1 colher (sopa) de azeite, e mais um pouco para untar

½ colher (sopa) de tahine, 1 colher (sopa) de cebolinha picada

uma pitada de pimenta síria, sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral

Molho

1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano, 1 dente de alho picado, 1 cebola pequena picada, 1 colher (sopa) de azeite

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 °C.

Bata o grão-de-bico no processador com os demais ingredientes, exceto a farinha. Transfira para uma tigela e junte a farinha, misturando bem até soltar das mãos. Forme bolinhos achatados.

Forre uma assadeira com papel-alumínio e unte-o com azeite. Distribua os bolinhos e asse por 40 minutos ou até dourarem, virando na metade do tempo.

Para fazer o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a cebolinha. Salpique-a e sirva o molho com os bolinhos.

Sorvete de paçoquinha com amendoim torrado

Tempo de preparo: 15 minutos (+ o tempo de geladeira)  Rende: 4 porções

½ xícara de açúcar demerara, 10 paçoquinhas (200 g), 2 xícaras de leite de coco

1 xícara de leite de amendoim, Amendoim ligeiramente torrado a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o açúcar, a paçoquinha, o leite de coco e o leite de amendoim. Bata bem até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente de inox com tampa e leve ao freezer por 4 horas.

Passado esse tempo, bata novamente no liquidificador e leve ao freezer outra vez até firmar.

Retire da geladeira 5 minutos antes de servir. Sirva em cumbucas, decorado com o amendoim.

Leia mais

Gostou do nosso conteúdo sobre Receitas Veganas? Você pode se insteressar também por Panquecas fáceis e saborosas e Creme de milho vegano com leite de aveia.

 

por Giu Soeiro

Tags Related
You may also like
Comments