Tudo sobre o Sabá de Imbolc – Renovação de esperança e fertilidade.

Por Edson Luis

 

O Sabá de Imbolc (Candlemas) é um dos 4 Sabbats maiores junto com Samhain, Beltane e Lammas. Também é conhecido como o festival celta do fogo sagrado das chamas da vida e é celebrado entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, quando o final do inverno se aproxima do começo da primavera. Trata-se da renovação da terra após o inverno e por essa razão comemora-se no hemisfério norte no dia 01 de fevereiro, dia de Brigid – no catolicismo, dia Santa Brígida –  a deusa da renovação, luz da vida e fertilidade. Já no hemisfério sul é celebrado no dia 01 de agosto.

 

História e Significado

A etimologia de Imbolc não é clara; acredita-se que há pelo menos duas versões de origem para a palavra: a primeira vem do irlandês antigo “I mbolg” e significa “no ventre da terra” e se refere a germinação de novas sementes.  A segunda refere-se  a “Oímelc”  que significa “leite de ovelha”, que era primeiramente ofertado para Brigid em agradecimento ao retorno do Sol.

 

Alimentos ofertados

O Leite é a principal bebida, que carrega a simbologia do renascimento enquanto a cerveja ou hidromel são servidos devido sua cor dourada, simbolizando a prosperidade. Mas chás de ervas também são consumidos em homenagem à nova colheita.

Queijos, iogurtes, manteiga, creme de leite, possuem o mesmo significado do leite. Frutas como laranja, maçã e limão ou frutas secas, grãos, batatas, farinha de milho, representando a fartura da nova safra. Sendo o  festival da luz e do fogo sagrado é comum acender muitas velas e fogueiras representando o retorno da luz do Sol às nossas vidas, trazendo de volta a esperança e a iluminação do espírito.

Um costume comum da celebração do Imbolc é a confecção de uma Cruz de Brigd que serve para proteção e também para  ancorar a energia dessa época em sua casa. A Cruz deve permanecer em casa até o próximo Imbolc, quando deve ser queimada na fogueira de purificação.
Do mesmo modo é muito comum escrever cartas desejos de prosperidade que são plantadas em jardins ou próxima a uma fonte de água.

Durante as comemorações na Irlanda era comum um membro da família representar a Deusa Brigid e dar três voltas na casa e depois batendo três vezes na porta. Em seguida era convidado para entrar e o jantar em homenagem a Deusa era servido.

 Ritual de Imbolc

 Material utilizado :

-Ervas de sua preferência (louro, camomila, manjericão etc.)

-Velas nas cores vermelha, amarela, branca ou laranja.

-Caldeirão

-Pedras: Turmalina verde, ametista ou jasper vermelho

-Incenso de sua preferência

-Taça ou copo de suco de uva ou morango

-Alimentos derivado de leite

-Cruz de Brigid (você encontra o tutorial de como fazer no YouTube.)

-Vassoura de bruxa (você encontra o tutorial no YouTube.)

 

Acenda o incenso de sua preferência, deixe queimar e perfumar o ambiente por poucos minutos. Espalhe as ervas pelo altar, posicione as velas em triângulo e posicione a Cruz de Brigid entre elas. Prepare o caldeirão com uma pequena vela branca dentro para ser acesa logo mais. Deixe os alimentos em cima do altar.

Acenda o caldeirão. Trace o círculo mágico como de costume e então pegue a vassoura e varra o círculo sem encostá-la no chão, será como se varresse o ar.

Em seguida diga:

“Grande Deusa em seu nome eu limpo e varro este Círculo para que assim todas as energias maléficas sejam afastadas. Em seu nome eu abro caminho e abençoo este lugar.”

Acenda as velas e então repita estas palavras enquanto estiver acendendo-as:

“Que os Fogos de Imbolc tragam purificação.

Que a Senhora da Primavera se aproxime e traga suas bênçãos ao mundo.”

Levante as mãos e diga:

“Eu acendo estas velas iluminando os caminhos para a Primavera passar.

Deusa me ensine e me guie aquecendo meu coração com seu amor.

Este é o Fogo da purificação, o Fogo de Brigid,

Brigid dos Bardos,

Brigid das Fontes,

Brigid do cabelo entrelaçado,

Brigid dos bosques,

Brigid dos pássaros que cantam trazendo alegria,

Deusa me ensine e me guie,

Aquecendo meu coração com o seu amor.”

Pegue a Cruz de Brigid, levante-a e então diga:

“Brigid chegou, seja bem-vinda. Brigid chegou, seja abençoada. Brigid chegou, seja bem-amada”

Pegue o copo ou taça e vá até o caldeirão. Beba 3 goles e diga:

“Pelo poder do 3 vezes o 3 eu bebo este líquido mágico em nome de todos os Deuses Antigos”

 

Você pode gostar de ler:

Tags Related
You may also like
Comments