Sabbat Sahmain

Tudo sobre o Sabbat Samhain – O Ano Novo das Bruxas

O Samhain é o mais importante sabbat celta, pois marca o último festival da colheita e o início de um novo ciclo. É uma celebração pagã voltada ao ápice do outono, quando a estação está em seu pico maior de energização. Entramos no Sabbat Samhain no dia 30 de abril, então, convidamos o sacerdote wicca Brendan Orin, para falar sobre as tradições, costumes e rituais para se fazer durante esse grande festival.

História e Significado

De acordo com o sacerdote, o grande significado de Samhain na Wicca é o momento em que o Deus (o princípio masculino da divindade), se entrega para a morte. “Quando chega o Samhain, ele já está velho, cansado e morre, isso era representado também com os animais que não aguentavam o inverno. Sendo assim, essa passagem do tempo, é o nosso ano novo, pois entendemos que tudo que é velho tem que ser deixado no passado.”

Segundo a crença dos Wiccanos, a morte não é algo ruim, pois faz parte do grande ciclo da vida. “ É necessária para que o novo possa vir. Acreditamos na jornada espiral de eterno renascimento, viver é maravilhoso” comenta o bruxo.
Esse é o momento em que o outono começa a dar lugar ao inverno, representando o frio e as noites longas que estão por vir.

O sacerdote revela que nessa época os celtas sacrificavam os animais mais velhos ou doentes que não conseguiriam sobreviver a um inverno rigoroso e, então, utilizavam sua carne para alimentar a tribo, já que outros alimentos eram muito escassos. Além da carne, a pele e o couro se tornavam roupa e tendas. “ Parte da humanidade entendia que não existia vida sem o rebanho, por isso os animais eram considerados sagrados, a representação do próprio Deus que morria neste momento, já certo do seu renascimento no solstício de inverno (Yule)”.

Samhain na Roda do Ano

De acordo com Brendan, a Roda do Ano é a celebração dos festivais solares, formado por quatro Sabbat maiores, (os grandes Sabbats do fogo) e quatro menores. O Sabbat Samhain é o último dos oito que compõe a roda do ano wiccaniana e anuncia a chegada do inverno. Dessa forma, ele representa a Roda do Ano se fechando para poder iniciar.

Costumes e Tradições – A relação do Sabbat Samhain e o Halloween

Devido à grande influência pagãs nas celebrações atuais, o festival, comemorado no dia 31 de outubro, no hemisfério norte, deu origem ao que conhecemos como Dia das Bruxas. “Halloween vem de All Hallows Eve, que significa: Dia de Todos os Santos. É uma celebração folclórica que surge desse grande festival”, explica o bruxo. Essa grande influência pode ser vista também em algumas atividades que eram realizadas no decorrer do festival e permanecem até hoje.

“Havia o costume de se colocar lembranças, porque se acredita que nessa noite o véu que separa os mundos fica mais fino. Portanto, você utiliza esse dia para relembrar as pessoas que se foram e deixar oferendas para guiar as pessoas que faleceram no ano” explica.

Bem distantes das histórias de terror, durante esse período, os entes queridos que se foram, visitavam a família. “ Um grande costume era cozinhar os alimentos que a pessoa gostava e separar seu lugar na mesa. Com o intuito de honrar sua memória.”

Outro ponto era a crença de que os espíritos só faziam a travessia de verdade nessa data. Desse modo velas eram colocadas em potes de vidro, do lado de fora das casas, com o propósito de guiar os espíritos que estão fazendo a passagem. Porém, como no mundo espiritual existem todos os tipos de seres, vinham também os espíritos mal-intencionados. Diante disso, desenhavam-se caras assustadoras nas abóboras para não se aproximem dos lares nessa data. Aliás, outra prática que persiste, é a distribuição de doces para as crianças. “ Fazíamos isso para lembrar que a morte é doce, algo natural. Por exemplo, para quem está sofrendo, o beijo da morte é doce e tranquilo, apenas sofrem as pessoas que ficam. Mas para quem está lá doente há muito tempo, ela é um suspiro de alívio, para nós que acreditamos em uma vida além dessa daqui.”

Seguindo a mesma linha, as cores do Sabbat Samhain são um grande ponto nas tradições. “O preto, o laranja e o roxo tem a ver com essa ligação com mundo físico. Igualmente, o branco como a cor da própria morte”, finaliza o bruxo.

RITUAL DE SAMHAIN

Confira a dicas que o Bruxo separou e que podem ser feitas para honrar o Sabbat:

A TRADICIONAL QUEIMA DE PEDIDOS

• Pegue um pequeno caldeirão (se não tiver, pode ser um pote de metal);
• Acenda com algum álcool inflamável;
• Coloque algumas ervas de Samhain, como: alecrim, louro, alho e sálvia;
• Faça suas orações e chame pelos seus ancestrais, pois eles são nossa ponte com o mundo dos deuses;
• Peça para que eles levem os seus pedidos aos deuses;
• Escreva seus desejos em pequenos pedaços de papel e vai queimando junto com as ervas, meditando enquanto vê a fumaça acendendo aos céus.

ESCADA DE BRUXA

• Separe alguns frios de tecido;
• Comece a trançá-los, mentalizando seus desejos;
• Ao longo das tranças, realize nove nós e encaixe seus pedidos em cada;
• Você pode pendurar objetos que que representem o desejo. Por exemplo: caso esteja fazendo uma escada de bruxa pensando em amor, colocar potinhos com pétalas de rosa, símbolos de coração, chave, além de pequenos cristais relacionados ao amor, é ótimo.

MAÇÃS

A maçã é o fruto da vida. Então, uma forma de você celebrar nesse grande momento grande de morte, é preparar comidas e doces à base de maçã.

Sobre Brendan Orin

Sacerdote wiccaniano, com mais de 20 anos de estudos e práticas e cursos voltados para a prática de rituais mágicos, é um dos colaboradores do Museu de Bruxaria e do Santuário da Grande Mãe.

Por Giu Soeiro

Gostou do conteúdo? Então, você vai gostar também de  Wicca e seus Elementos e Bruxaria Solitária. 

 

Tags Related
You may also like
Comments