background img
banner
fala espiritualidade silêncio

Você precisa ter opinião sobre tudo?

“Só sei que nada sei” afirmou o maior de todos os filósofos gregos, Sócrates, em certa altura de sua vida. Detalhe: tal frase foi proferida quando já estava idoso e era reconhecido pela sociedade ateniense como uma das mais brilhantes inteligências de seu tempo.

Mais do que falsa modéstia reconhecer que pouco sabe é, paradoxalmente, sinal de grande sabedoria. Tomemos como exemplo um leitor. Alguém que leu dois livros de uma biblioteca de quatro exemplares, acessou metade do conhecimento que tem disponível. Alguém que leu mil livros em uma biblioteca com dois milhões de obras teve pouco conhecimento diante de suas possibilidades.

Quem que reconhece sua limitação diante da grandeza do Universo é um indivíduo lúcido, perspicaz, inteligente. Só quem tem uma visão superficial, estreita da realidade pode afirmar que conhece muito.

Atualmente, (des) graças às redes sociais, todo mundo palpita sobre tudo. De economia à religião, de futebol a física nuclear.

Mal percebem a vergonha que passam ao exibir publicamente ignorância e clara falta de reflexão. A maior parte das opiniões que lemos no Facebook ou Twitter possuem a profundidade de uma piscina inflável e o brilhantismo de uma lanterna de bolso ao meio dia de verão.

Para opinar é preciso, antes de tudo pesar dois -ou mais – lados de um tema. E, sobretudo, vivenciar ou conversar com quem vivenciou uma determinada situação. Não existe jornalismo isento. Todos os veículos trazem consigo opiniões de seus proprietários, editores e até anunciantes.

Mas pior que emitir uma opinião de algo que você conhece pouco, é tentar julgar o outro sem entender a sua realidade, sua história, suas angústias, sonhos e dores. Podemos, é claro, ter nossas convicções, mas para externá-las é preciso sabedoria, responsabilidade e necessidade.

Aí que vale lembrar o ensinamento de Jesus: não é o que entra pela boca que faz mal, mas aquilo que dela sai.

Use do seu tempo, da sua energia, dos seus recursos para deixar uma obra para a humanidade, para realizar seus sonhos, para viver momentos de intensa alegria com quem você ama. Deixe de julgar, criticar e sobretudo, passar vergonha.

 

 

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *