banner
Bruxas representando a conexão com a floresta. Wicca é uma religião que está conectada com a natureza.

Você sabia que a Wicca é a religião da Deusa?

Por Mateus Borge, colaboração de Barbara Teisseire.

Esqueça Harry Potter e a série O mundo sombrio de Sabrina, a bruxaria é uma arte milenar, vítima de mentiras e perseguição, por conta de preconceitos religiosos.

Como seria o mundo se a cultura ocidental tivesse sido construída sobre uma religião em que a Força Criadora é feminina e acolhedora e não masculina e machista?

Durante muito tempo, a Wicca e seus segredos, mantiveram-se escondidos. Todo mundo sabe que no passado, suas sacerdotisas eram queimadas em praças públicas. Hoje, o combate se dá no universo digital, em que a desinformação ainda leva vantagem.

Entrevistamos Claudiney Prieto, principal porta-voz da Wicca no país, autor de livros best-sellers e criador da Mystic Fair, o maior evento esotérico do mundo, com presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na entrevista o bruxo conta o que é a Wicca e ainda dá dicas de dois rituais para fazer em casa!

O que é a Wicca?

É um movimento conectado a figura da Deusa e nos remete a ligação com a Natureza, porque a Deusa é a Natureza manifestada. Bruxas e bruxos acreditam que a Criadora do Universo é uma figura feminina, a Deusa. Não tem nome, mas se apresenta com diversos nomes em diversas culturas do mundo. Considerada na Wicca o princípio de tudo, do universo e de toda a vida.

Wicca e bruxaria são a mesma coisa?

Algumas pessoas vão dizer que não. Certamente todas essas práticas que hoje chamam de bruxaria e que não são Wicca, beberam da fonte do papa da bruxaria, Gerald Gardner. A única diferença é que bruxaria seria a Wicca sem uma linhagem mágica. A Wicca pressupõe uma linhagem mágica.

Claudiney Prieto, principal porta-voz da Wicca no Brasil, segurando estátuas de deuses.

Qual a diferença da Wicca no Brasil?

Não existe muita diferença no Brasil. Na verdade é um dos países referência para a prática da magia. Mas há adaptações que temos que realizar, porque estamos em outro hemisfério que não aquele em que a religião foi criada. Por exemplo, alguns rituais que acontecem no outono na Europa, nós realizamos na nossa Primavera e vice e versa. Contudo, em qualquer lugar que você chegue você encontra elementos comuns nos rituais.

Por ser uma religião inicialmente feminina, como são vistos os homens na wicca?

Existe uma visão equivocada quanto a isso. A Wicca ajudou muito o resgate da dignidade da mulher, por ser uma religião que cultua uma Deusa criadora e o poder de ser sacerdotisa. Contudo, é uma religião matrifocal, ou seja, com foco nas mulheres que não excluem os homens. Grandes nomes da bruxaria são homens, inclusive o criador do que hoje chamamos de Wicca. Há um reconhecimento da importância da mulher. Homens praticando bruxaria podem ajudar a corrigir esses equívocos, para reconstruir de uma maneira diferente essa história de misoginia, preconceito e perseguição à mulher.

Ouve-se falar de Bruxos Solitários. É aconselhável realizar rituais e magia sem direcionamento de sacerdote?

A Wicca não segue os mesmos modelos de outras religiões, então, sim, é possível ser um bruxo solitário. Não existe a dependência de participar de um grupo para ser parte da Wicca. Através de práticas compartilhadas, seja por livros ou encontros, a Wicca é repassada de iniciado para iniciado. Outro ponto é que os grupo só podem receber até 13 pessoas, então para seguir a religião alguns preferem trilhar seu conhecimento sozinho.

O que é necessário para participar de uma cerimônia da Wicca e como se faz a iniciação?

É preciso de vontade e desejo. Estar com a mente aberta para participar de cerimônias. Existem vários grupos de rituais públicos. A cerimônia de iniciação é secreta, mas é bem parecida com a maioria das religiões. A iniciação não inclui somente a aceitação do homem na comunidade, é também a aceitação do homem no universo espiritual, no mundo dos deuses.

Para o ano de 2020, existe algum recado?

A natureza está indicando algo que não estamos ouvindo há muito tempo. A Wicca considera a natureza um Ser Sagrado, sendo parte da Deusa. Existe um respeito maior ao tratar de um espaço que você considera sagrado.  Ao tratar a natureza como estamos tratando é como se fossemos bactérias no corpo da Deusa, com os aquecimentos globais. A Wicca tem muito a contribuir nesse processo de preservação de natureza porque ela compreende a natureza como sagrada, como divina.

Nesse ano do Sol, como podemos aumentar esse poder e trazer os aspectos positivos dele com a Wicca?

Conectando-se com a energia solar. É um ano positivo para as pessoas se conectarem através de práticas e rituais. Ao realizar rituais para as diversas Deusas que representam o Sol podemos trazer maior equilíbrio para o nosso ser e nossa alma. Sol pode ser muito positivo: traz luz, vivacidade, alegria e vida. Mas pode ser negativo, então é importante fazer rituais buscando o lado positivo.

Qual a relação dos signos e planetas com a Wicca?

A astrologia pode ser utilizada de muitas maneiras para as práticas religiosas. Nossos rituais são sazonais. Usamos as mudanças do ciclo sazonal, que está diretamente ligado ao que acontece no céu. Fazemos alguns rituais em dias e luas específicas de acordo com o nosso propósito.

Quais os melhores momentos para se conectar com a natureza?

Todos os momentos de mudança da natureza. Transição de estações do ano, primavera, verão, outono e inverno são momentos importantes. As mudanças na natureza representam mudanças no nosso interior, nós não estamos à parte da natureza

Um ritual para proteção:

Uma coisa simples que as pessoas podem fazer é ao acordar todos os dias se visualizar dentro de um círculo de labaredas de fogo e repetir para si mesmo que você está em um ambiente protegido. O fogo é um elemento protetor. As aldeias acendiam fogueiras perto do lugar em que elas dormiam para manter afastados os animais, para sinalizar que ali era uma área que não devia ser cruzada. Eu tenho uma invocação que gosto de fazer que é “eu sou um poderoso círculo de poder, aqui dentro eu sou invencível, eu sou imbatível, inatingível porque eu sou a legitima presença divina, a legitima presença dos deuses” então reafirmando isso através da visualização deste círculo de labaredas isso fortalece o nosso sentido, nosso sentimento de proteção.

Um ritual para aumentar amor:

Um ritual super simples que as pessoas podem fazer para o amor: pegue uma maçã bem bonita, bem vermelha e coma.  Separe 6 sementes dessa maçã – 6 é o número de Vênus, deusa do amor. Coloque as sementes dentro do seu perfume. Em uma sexta-feira, coloque o frasco para tomar banho de luz da lua cheia e recolha antes do Sol nascer. Use esse perfume todas as vezes em que queira se conectar com essa força ou conquistar alguém. Vai para um encontro amoroso? Usa esse perfume. Ele vai se tornar um imã energético, algo magnético que vai sintonizar aquele que usa com as força do amor.


Claudiney Prieto foi iniciado na Wicca há mais de 20 anos e hoje é a principal voz da religião no Brasil. É criador da Mystic Fair, principal evento de miticismo e esotérica do mundo, que acontece anualmente em São Paulo. Em 2020, a feira irá ter sua primeira edição em Belo Horizonte de 28 a 29 de março.

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *