bruxos solitários

Sacerdote Wicca fala sobre livro para Bruxos Solitários

A maioria dos praticantes de bruxaria já se deparou ou irá se deparar em algum  momento, com o conflito de fazer parte de um coven ou não. Após aceitar o chamado, grande parte dos bruxos trilham o caminho sozinho, seja por opção, falta de grupos por perto, entre outros diversos motivos.  Sobretudo bruxos solitários entendem que os livros se tornam os melhores instrumentos para adquirir conhecimento e seguir por este caminho solitário.

Pensando nisso,  o Sacerdote Wicca Flávio Lopes,  elaborou um guia para ajudar e facilitar os estudos e práticas de quem está nesse caminho solitário. Em entrevista ao Portal dos Espiritualistas,  ele nos contou tudo de como foi esse processo.

Como surgiu a ideia de escrever um livro para bruxos solitários?

Em primeiro lugar sempre costumo dizer que toda experiência espiritual na Bruxaria é um caminho solitário. Mesmo quando estamos um Coven e recebemos  treinamento formal, devemos trilhar o caminho por nós. Sendo assim, o encontro com o Sagrado é sempre íntimo.

Em segundo lugar, notei que muitas pessoas que não tinham acesso a um treinamento ou a um círculo. Com o intuito de buscar conhecimento, acabavam incorporando conceitos e práticas que não fazem parte da Wicca. Dessa forma meu livro “Bruxaria Solitária” surgiu como uma maneira de contribuir com uma nova visão sobre muitos dos temas que são básicos e essenciais, na prática de Wicca. Além de oferecer um plano de estudos e prática estruturada para aqueles que desejam se aprofundar na Bruxaria Moderna.

Como foi a aceitação do livro?

Antes de mais nada a receptividade do livro foi excelente, é muito gratificante receber mensagens de leitores dizendo o quanto o livro contribuiu com seu caminho. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes lugares do e de fora também, que leram a obra e experimentaram as suas práticas, exercícios e rituais. Sinto que é uma maneira não apenas de contribuir com a comunidade, como também de estimular as pessoas na busca por conhecimento.

 Há planos para obras futuras?

Com certeza! No momento, estou terminando de escrever um novo livro, que vai complementar e expandir muito do que foi apresentado no primeiro.

Há livros parecidos no exterior?

Grande parte das obras que abordam uma prática estruturada de Wicca em um contexto não apenas mágico, mas também religioso, costumam descrever a experiência de Coven. Mesmo que os livros que se dedicam ao Bruxo Solitário costumam se concentrar na magia natural, deixando em segundo plano o desenvolvimento espiritual que também é uma parte essencial da Wicca. Dessa maneira, acredito que “Bruxaria Solitária” combine essas duas propostas.

Qual a diferença de bruxos solitários no Brasil e no exterior?

Analogamente Bruxos Solitários são todos diferentes entre si e muitas vezes não tem uma identidade compartilhada, então não acredito que seja possível fazer uma distinção entre os Bruxos Solitários do Brasil e de fora. Por outro lado, podemos falar sobre como é praticada aqui e no mundo.

O Brasil é um país naturalmente místico e religioso, onde todas as fés encontram solo fértil para prosperar e crescer e com a Bruxaria não é diferente. Quando bruxos do exterior visitam nossos eventos e rituais, apesar de conhecerem diversas comunidades pagãs, ficam impressionados em como nossa Bruxaria é intensa e cheia de devoção pelos Deuses Antigos. Muitos deles, nos dizem que o que fazemos aqui é muito único, cheio de amor e sinceridade. 

Onde podemos encontrar?

“Bruxaria Solitária: Práticas de Wicca para Guiar o seu Próprio Caminho”, pode ser encontrado na sessão esotérica das livrarias e também no site da editora Alfabeto. O livro, além de rituais, tem mais de 70 exercícios para o desenvolvimento psíquico e espiritual do Bruxo.

Por Giu Soeiro

Gostou? Leia também sobre o Sabbat Mabon e Wicca e seus elementos.

 

Tags Related
You may also like
Comments